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Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)- o que é?

É uma “resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.”
(Portaria n.º 38/2013 de 30 de Janeiro).

O SAD tem como objetivos: 
Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar; 
Contribuir para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais; 
Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia; 
Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes (mediante contratualização);
Facilitar o acesso a serviços da comunidade;  Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.

O SAD disponibiliza vários serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Este serviço deve prestar apoio a famílias e ou pessoas que dele precisem em pelo menos quatro dos seguintes cuidados e serviços:

Cuidados de higiene e conforto pessoal;
Higiene habitacional;
Apoio nas refeições (respeitando as dietas com prescrição médica);
Tratamento da roupa do uso pessoal do utente;
Atividades de animação e socialização;
Serviço de teleassistência.

 
As empresas que prestam o serviço de apoio domiciliário podem ainda fornecer:

Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores dos utentes;
Apoio psicossocial;
Confeção de alimentos no domicílio;
Cuidados de imagem do utente;
Acompanhamento do utente ao exterior;
Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio;
Entre outras.

Licença de funcionamento SAD nº 01/2016/ Centro Distrital de Aveiro

Assistência Domiciliária
Acompanhamento técnico permanente ao(s) utente(s), com visitas domiciliárias semanais/quinzenais/mensais. Toda a informação necessária e recolhida das visitas domiciliárias é disponibilizada numa plataforma online onde apenas os familiares e a equipa técnica têm acesso através de uma password e número de identificação do(s) utente(s). A informação levantada permite a elaboração de: relatórios do estado emocional, físico, psíquico e de saúde, cuidados com a alimentação, toma de medicação, consultas médicas, contactos importantes para situações de emergência, contactos de médicos que acompanham o(s) utente(s), outros serviços de apoio que usufrua, entre outros.
Este serviço está direccionado para utentes mais autónomos, mas que vivem sozinhos e/ou que têm os seus familiares a viverem longe da sua residência. Mas também para pessoas mais dependentes, tentando conciliar com outros serviços, como por exemplo, cuidados de higiene e conforto pessoal. Permite informação atualizada e disponível 24h.
Acompanhamento, Higiene e Conforto Pessoal
Acompanhamento esporádico ou contínuo, de 1h a 24h por dia, no domicílio do(s) utente(s), por um(a) cuidador(a) ou, se a condição o exigir, por um(a )enfermeiro(a). Contempla serviços de higiene e conforto do(s) utente(s), higiene do domicílio, tratamento de roupa, acompanhamento ao exterior, confecção das refeições, apoio na medicamentação, acompanhamento diurno e noturno.*
*Este serviço é referente apenas ao(s) utente(s) em causa – se viver(em) com familiares, a cuidadora não é responsável pelas restantes tarefas.
Confecção e apoio nas refeições no domicílio do(s) utente(s)
Confecção das refeições na casa do(s) utente(s) e apoio na hora da refeição (principalmente utentes dependentes). Nesta hora será dada a medicação, se o(s) utente(s) a tomarem no devido horário.
Acompanhamento do(s) utente(s) ao exterior
Acompanhamento do(s) utente(s) a consultas, compromissos pessoais, compras para o domicílio, passeios ou outros serviços, por um membro da equipa técnica, no carro da empresa de apoio domiciliário. Se o(s) utente(s) já usufruírem de serviço de acompanhamento, este serviço poderá estar contemplado e será feito pelo(a) cuidador(a).
Cuidados de Higiene e Conforto
Cuidados de higiene e conforto pessoal do utente: preparação do banho, preparação da roupa a usar após o banho e dos produtos de higiene (ex: creme hidratante), dar banho na cama ou no WC, massajar a pele com o creme hidratante e vestir o utente, fazer a cama e deixar o quarto ou o WC arrumados e limpos. Os cuidados podem ser efetuados por enfermeiros(as) ou cuidadores(as).
Teleassistência
O serviço de teleassistência consiste em assistência permanente ao utente, através da ligação a uma central de atendimento telefónico vocacionada para responder a situações de emergência. Através de um toque ou pressionar um botão de um controle remoto, seja num relógio ou numa pulseira, por exemplo, é ativada a unidade base de teleassistência e estabelecido o contacto direto com a central de atendimento. Cada controlo remoto tem uma identificação associada ao utente, pelo que se este não puder/conseguir comunicar, a pessoa e o local em causa são identificados.
Aluguer/Compra de material hospitalar
Aluguer e/ou compra de material hospitalar necessários ao bem estar do(s) utentes(s), tais como, cadeira de rodas, fraldas, resguardos, luvas, entre outros.
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